Discursos belicistas no Dia da Paz

Depois de 20 anos de paz, resultado da assinatura do acordo assinado em Roma, no dia 4 de Outubro de 1992, pelo então presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, e pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, este é o quarto ano consecutivo em que os moçambicanos comemoram esta data sem nenhum motivo de alegria por causa de uma tensão política que iniciou em 2012 e que de lá até a esta parte está a criar luto e dor. O país mergulhou em mais uma guerra, envolvendo os mesmos actores políticos que há 24 anos juraram nunca mais pegarem armas. Afinal enganaram o povo, pois agora o machado da guerra foi desenterrado. No seu discurso alusivo a esta data, longe de avançar com soluções a tónica do Governo era de apontar o dedo acusador à Renamo.

Apesar da incerteza quanto ao rumo que o país tomou nos últimos anos por conta da guerra não declarada, a população se fez presente nas praças dos heróis moçambicanos e da paz, para manifestar o seu clamor pela paz e por um Moçambique melhor. O motivo da ida do povo àqueles locais não mais era a celebração da assinatura do Acordo Geral de Paz, mas sim a manifestação de repúdio da guerra. Guerra que faz recordar as mazelas e feridas que durante 16 anos, a mesma foi marcando na memória do povo sofredor.


- Crentes de diferentes confissões religiosas uma vez mais estiveram juntos num único lugar para dizer não à guerra e chamar à consciência os principais beligerantes de sempre (Governo e Renamo) para terem piedade dos que mais sofrem (o povo indefeso). Mesmo assim, no lugar de apresentar discursos reconciliatórios como manifestação de interesse em devolver a paz, os vários membros do Governo ouvidos pelo Zambeze, fazendo se de Pilatos, apontaram o dedo acusador à Renamo, por um lado, e, por outro, manifestando prontidão combativa para continuar a confrontar-se militarmente com as forças de Afonso Dhlakama. Neste todo novel, o governo está a procura de culpado, por um lado e por outro preocupado em vencer a Renamo por via militar.

Fonte: Jornal Zambeze
Discursos belicistas no Dia da Paz Discursos belicistas no Dia da Paz Reviewed by Redacção on 12:14:00 PM Rating: 5
Powered by Blogger.