MITESS ignora denúncias dos trabalhadores da SOTUBOS

A Inspecção-Geral do Trabalho prometeu divulgar, no mês passado, o relatório das actividades realizadas na empresa SOTUBOS, facto que até esta ocasião o relatório mostra-se estéril. Recorde-se que em Agosto, o Zambeze publicou um artigo que dava conta da constante onda de despedimentos naquela empresa, protagonizados pelo proprietário da empresa, Alves da Silva, de nacionalidade portuguesa, o tal que se auto-denomina “Dono de Moçambique”.
Depois de várias insistências fracassadas junto da Inspecção Provincial de Maputo, no mês passado entramos em contacto com a Inspecção-Geral do Trabalho que acabou aceitando a entrevista, mas com a condição de não veicularmos as informações, isto porque não tinham conhecimento do assunto e que para tal já se havia delegado uma equipa para trabalhar na empresa, desta forma, a equipa delegada não havia concluído o trabalho que estava a efectuar com a empresa em causa, na medida em que se deparou com inúmeras situações relacionadas
com a falta de departamento dos Recursos Humanos dentro da empresa, a concentração de várias empresas dentro de uma, entre outras.
Segundo o Inspector-Geral do Trabalho, Moisés Siúta, ainda era prematuro conceder uma entrevista ao nosso jornal porque aguardava pela equipa que havia sido delegada para trabalhar no assunto. “Bom! Eu não posso prestar quaisquer declarações à imprensa uma vez que a equipa ou comissão que nomeei ainda não trouxe o relatório das actividades realizadas junto com a empresa em causa”, explicou o inspector. Num outro desenvolvimento, Moisés Siúta chamou a comissão indicada para os trabalhos de averiguação na SOTUBOS, tendo a mesma dito ao inspector que além de se deparar com situações de despedimentos, também constatou irregularidades relacionadas com a falta de departamento dos Recursos Humanos e concentração de várias empresas numa única.

Questionado sobre a validade da divulgação do relatório, o inspector escusou-se a responder, tendo no mesmo dia encabeçado o trabalho ao inspector-adjunto para que fosse acelerado, no entanto, já passa um mês que a Inspecção-Geral e sua comissão não divulgam o relatório e quando entramos em contacto com a Inspecção somos ignorados. Soubemos junto de uma fonte na SOTUBOS que a Inspecção apareceu duas vezes e nada mudou. Afinal para quando será divulgado o relatório dos trabalhos na SOTUBOS?
MITESS ignora denúncias dos trabalhadores da SOTUBOS MITESS ignora denúncias dos trabalhadores da SOTUBOS Reviewed by Redacção on 6:35:00 PM Rating: 5
Powered by Blogger.