OJM doa salas de aula à EPC da Machava

Uma sala de aulas equipada com capacidade para albergar peito de 70 alunos foi recentemente oferecida à Escola Primária Completa da Machava Km l5 (EPCM Km 15), no Município da Matola. Trata-se de uma oferta concedida pela Organização da Juventude Moçambicana (OJM), em parceria com o empresário Shafee Sidat. A iniciativa de oferta da sala de aulas em alusão à EPCM Km 15 pela OJM, em parceria com a família Sidat, surge em resposta da imagem posta a circular nas redes sociais, no Whatsapp, reportando urna situação triste de alunos da mesma escola assistindo aulas ao relento, num dia de muito nevoeiro.

Com base nesta demonstração de imagens de aulas dadas em condições precárias que, por sinal caracteriza o que acontece em boa parte das escolas pelo país, houve da parte dos doadores um sentimento de algo fazerem no sentido de mitigar a realidade triste vivida por alunos daquela escola. Aliás, a EPCM Km15 é uma das escolas, na província de Maputo, onde o número de crianças a estudar ao relento é elevado, fina a problemática da falta de carteiras. De acordo com dados referenciados a jornalistas pela directora daquela escola, Graça Pedro Cossa, que falava por ocasião da cerimónia da entrega da sala de aulas pelos doadores, um total de 40 turmas eram dadas ao relento, o que poderá diminuir para 37 turmas a estudar ao relento com esta doação.
“Esta sala vai ajudar-nos em 200 crianças correspondentes a 3 turmas, tendo em conta que cada turma tem setenta e tal crianças”, indicou Graça Cossa, directora da EPCM Km l5, aproveitando a ocasião para manifestar a sua satisfação pela doação numa altura em que a escola vinha levando a cabo iniciativas de pedidos de poios a quem pudesse ajudar. “Nós temos leito cartas a pedir apoios e para além disso há uma fotografia que girou nas
redes sociais. No lugar de colocarmos nas redes sociais coisas sem sentido colocamos a imagem num bom sentido, e foi a fotografia que trouxe a família Sidat aqui um dia depois de ter visto aquelas imagens e conversou connosco prometendo que ia fazer urna sala de aulas para entregar ainda este ano e cumpriu a promessa, tal como podemos ver hoje”, apontou Graça Cossa.
Por seu turno, o secretário-geral da OJM, Mety Gondola, que procedeu à cerimónia de entrega da sala sublinhou ser importante que os jovens entendam que unidos e cada um fazendo a sua parte se pode fazer face a algumas situações pontuais, acompanhando o esforço realizado pelo Governo na melhoria a vida dos moçambicanos. “É verdade que não é suficiente o gesto, pois o país é vasto e as necessidades são inúmeras. Naturalmente que temos vários desafios em cada canto do nosso Moçambique, mas o grande desafio de hoje é termos a certeza de que unidos e cada um fazendo a sua parte podemos dar resposta a algumas situações pontuais, acompanhando o esforço do Governo que tem realizado, para nós valoriza-se o facto de cada um se ter juntado a causa e tirar um pouco de si e partilhar”, acentuou Gondola.
A mesma linha de pensamento é corroborada pelo empresário Shafee Sidat, referindo que a iniciativa deveu-se à consciência de que não se pode esperar que o outro (o Governo) faça quando individualmente ou numa acção conjunta se pode fazer algo. “Não podemos esperar que seja só o Governo a fazer alguma diferença, penso que temos que ajudar, e o nosso apoio enquadra-se nisso. Com a OJM em conjunto unimos as forças e construímos
esta sala de aulas e a equipamos. Importa que se garanta que as nossas flores que nunca murcham tenham um futuro melhor”, disse Shalèe Sidat.
OJM doa salas de aula à EPC da Machava  OJM doa salas de aula à EPC da Machava Reviewed by Redacção on 6:40:00 PM Rating: 5
Powered by Blogger.